Home Button Icon

Por que o nosso corpo dói quando passamos por um sofrimento mental?

A saúde mental e a saúde física são componentes igualmente importantes da saúde geral. O corpo muitas vezes expressará o que a mente evita.


No meio científico, existe o termo alexitimia, que foi cunhado em 1972 por Sifneos, psiquiatra e pesquisador grego. Mas no que consistiria a alexitimia?

A alexitimia consiste em uma perturbação específica no funcionamento psíquico, caracterizada por dificuldades na capacidade de verbalizar afeto e fantasias elaboradas, ou seja, expressar emoções. Ocorre uma grande dificuldade de reconhecer e descrever seus próprios sentimentos e de diferenciar estados emocionais de sensações corporais.

Muitas patologias podem cursar com alexitimia, como TEPT, Transtornos de Personalidade, Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade...

No site da ACEs Matter (http://acesmatter.org), encontrei um esquema didático que resume alguns motivos pelos quais o seu corpo pode sofrer em adoecimentos psíquicos.



Luisa Andrade

Brain Line Art

O nosso corpo responde porque...

O seu cérebro teme que você esteja de fato ferido

Sentimentos são expressos no seu corpo

Cartoon Brain Illustration

O seu cérebro guarda memórias difíceis

O seu cérebro tenta avisar que algo está errado

O seu cérebro tenta mantê-lo seguro

Emoção não expressa foi reprimida

Em pacientes que sofrem com alexitimia, há a necessidade de tratar o transtorno psiquiátrico primário e buscar estratégias que possam melhorar o repertório emocional do paciente, por meio de tratamentos psicoterápicos. A literatura traz que "as intervenções terapêuticas que tiveram sucesso na redução da alexithymia incluem a terapia cognitivo-comportamental (Reese, 2008; Stasiewicz et al., 2012), farmacoterapia antidepressiva (Luminet et al., 2001) e psicoterapia psicodinâmica (Grabe et al., 2008)".


Quem anda no trilho é trem de ferro

Sou água que corre entre pedras:

-liberdade caça jeito

Procuro com meus rios e passarinhos

Eu falo desemendado

(Manoel de Barros)

Se algum destes sintomas lhe parece familiar, é fundamental procurar ajuda médica psiquiátrica.

E-mail

luisa13ra@gmail.com

Meu Site

draluisarandrade.com

Minhas Redes Sociais

Facebook
Instagram Outline Logo
Linktree Logo
Green Phone Icon

Atendimento Presencial

Luisa Andrade

Brain Line Art